A medida adotada pela Administração TRUMP de distribuir uns milhares de USD pelas famílias teve um impacto fortíssimo na manutenção dum nível razoável do consumo e também contribuiu para o aumento da poupança, a qual encontrou no mercado financeiro e de capitais americano múltiplas oportunidades de investimento, sustentando um crescimento da economia em condições adversas.
Importa evidenciar que o PIB americano apenas caiu 3,5%em 2020devido aos estímulos concedidos às famílias americanas.
Portugal, influenciado pela Europa germânica, adotou uma politica de suspensão apenas da execução dos créditos e forneceu algum apoio aos salários dos trabalhadores em teletrabalho.
Foram medidas que empurraram os problemas para a frente, adiando as manifestações da crise económica e financeira. No entanto, não apoiou a economia, a qual sofreu disrupções brutais, quer por falta de consumo, quer por carência do investimento.
Tem de se reconhecer que os gap´s (espaço de tempo entre a tomada de decisão e reflexo nos agregados macroeconómicos) na politica económica são significativamente menores nos EUA relativamente aos países europeus.