Forum Posts

carlostrodrigues
Aug 25, 2021
In Alternativas de Poupança
A nossa crise económica foi provocada por erradas politicas que suspenderam as atividades económicas e empresariais e que não foram acompanhadas por medidas ao nível do apoio do consumo e dos rendimentos e ao nível do investimento. O Governo Português não compreendeu que dispunha de poupanças dos cidadãos portugueses que, se aplicadas no investimento em Portugal, permitiriam o crescimento económico e dispensariam a esmola europeia (que vamos pagar), que vai ser afeta à expansão da intervenção do Estado na economia portuguesa. O atual regime regulador e fiscal de aplicações no mercado de capitais português é pernicioso para as aplicações em Portugal. No atual quadro as poupanças para aplicação em soluções do mercado de capitais são dirigidas para economias estrangeiras promovendo o crescimento de tais economias. Por outro lado, as alienações das maiores empresas portuguesas e a sua cotação no mercado de capitais português vai beneficiar os investidores internacionais. O capital de risco em Portugal é inexistente e as penalidades fiscais promovidas pelo célebre Imposto Mortágua destruíram o interesse dos investidores em tais soluções. Atualmente o Governo não se manifestou recetivo a propostas de Fundos de Fomento Empresarial, do tipo capital de risco, como uma oportunidade para aligeirar o regime administrativo e fiscal de tais investimentos. A mera afetação de fundos comunitários a diversas necessidades de investimento não vai ultrapassar as atuais dificuldades que se apresentam e teremos de pagar tais empréstimos. Importa ainda referir que a inflação já registada na economia americana vai atingir a Europa, e, consequentemente, Portugal, agravando substancialmente as condições de pagamento das dividas soberanas.
0
0
6
carlostrodrigues
Aug 25, 2021
In Economic Outlook
Não há um aparente aumento da poupança das famílias americanas. Esse aumento é real. Daí que para o ano de 2021, as estimativas do FMI e da FED apontam para um crescimento de 7,0%. A economia norte-americana continua a registar uma forte recuperação, tendo avançado 6,4% no primeiro trimestre do ano, face ao trimestre anterior. O segundo trimestre deverá registar um crescimento na ordem dos 9%-9,5%, devido sobretudo ao impacto dos pagamentos diretos de ajudas às famílias no âmbito dos pacotes de estímulos lançados. No entanto, este crescimento está a ser acompanhado por um nível já elevado da inflação Core nos EUA , a qual em Junho já atingiu 4,5%, o valor mais elevado desde agosto de 1991.
0
0
5
carlostrodrigues
Aug 25, 2021
In Economic Outlook
A medida adotada pela Administração TRUMP de distribuir uns milhares de USD pelas famílias teve um impacto fortíssimo na manutenção dum nível razoável do consumo e também contribuiu para o aumento da poupança, a qual encontrou no mercado financeiro e de capitais americano múltiplas oportunidades de investimento, sustentando um crescimento da economia em condições adversas. Importa evidenciar que o PIB americano apenas caiu 3,5%em 2020devido aos estímulos concedidos às famílias americanas. Portugal, influenciado pela Europa germânica, adotou uma politica de suspensão apenas da execução dos créditos e forneceu algum apoio aos salários dos trabalhadores em teletrabalho. Foram medidas que empurraram os problemas para a frente, adiando as manifestações da crise económica e financeira. No entanto, não apoiou a economia, a qual sofreu disrupções brutais, quer por falta de consumo, quer por carência do investimento. Tem de se reconhecer que os gap´s (espaço de tempo entre a tomada de decisão e reflexo nos agregados macroeconómicos) na politica económica são significativamente menores nos EUA relativamente aos países europeus.
0
0
3
carlostrodrigues
Aug 25, 2021
In Alternativas de Poupança
Nos EUA atualmente os depósitos nos Bancos representam 79% do PIB americano. Em Portugal os depósitos nos bancos portugueses atingem 147% do nosso PIB atual. O nível de depósitos nos EUA é o maior de sempre. Os cidadãos da generalidade dos países, face à crise sanitária em curso, aumentaram significativamente os seus níveis de poupança apesar das restrições de rendimentos que sofreram. Em Portugal o aforrador confia no sistema bancário para a aplicação dos seus rendimentos. Dos 15B poupados anualmente pelos portugueses 10 B são depositados na Banca. Dos restantes 5 B o aforrador português confia dois terços ao sistema bancário para a sua aplicação em investimentos em economias externas, sendo apenas um terço aplicado no mercado de capitais português. Nos EUA o cidadão americano aplica uma menor fração da sua poupança em depósitos e afetam o resto a aplicações financeiras no mercado de capitais extremamente dinâmico dos EUA e no mercado da Habitação, até porque existem alternativas múltiplas para o fazerem.
0
0
1
carlostrodrigues
Feb 06, 2021
In Indices Internacionais
Devido à sua dimensão, a GameStop integra o P&S Small Caps Index que constitui o segmento de baixa capitalização do mercado de capitais norte-americano. Possui 69,75 milhões de ações das quais 51,03 milhões constituem publico float sujeito a negociação. Os interesses em short selling em 15 de janeiro correspondiam a 61,78 milhões de ações, atingindo 121% do valor sujeito a negociação e inclui vendas a descoberto sem ter de pedir emprestado.
0
0
11
carlostrodrigues
Feb 06, 2021
In Bear & Bull market`s
Os EUA lideraram o processo de recuperação internacional, após o bear market ocorrido com o violento crash bolsista ocorrido em 2020. O S&P500, índice composto pelas maiores 500 sociedades cotadas na NYSE, atingiu o máximo de 3.386,15 em 19 de fevereiro /2020 e o valor mínimo de 2.237,4 em 23 de março o qual corresponde a uma diminuição de -33,9%. No final de dezembro o S&P500 tinha recuperado totalmente da quebra provocada pelo crash bolsista, atingindo um valor 11% superior ao nível de 19 de fevereiro/ 2020, que representa o pico atingido antes do crash., num processo constituído por um dos mais rápidos bull market norte-americanos. Este dinamismo não se verifica nos mercados bolsistas europeus, que ainda não recuperaram totalmente das quebras verificadas no crash bolsista. Os bull markets são caracterizados por um otimismo e confiança generalizada entre os investidores, relativamente à continuação dos bons resultados por um largo período de tempo, provocando um sobreaquecimento / sobrevalorização dos mercados. É neste contexto que se insere o crescente interesse pelos special purpose acquision company abreviadamente designados por SPAC que são o estágio de desenvolvimento de uma companhia que não possui plano especifico de negócio, desejando fundos obtidos em IPO para desenvolver atividades de fusão ou aquisição de outras empresas. São formas mais rápidas e baratas de entrar na bolsa de valores designadamente no segmento de baixa capitalização do mercado de capitais. Relativamente, à GameStop, estamos em presença duma companhia de reduzido float, que no inicio de janeiro apresentava uma cotação de $17, uma reduzida capitalização bolsista ($1,3 biliões), um price target médio de $13, resultados de exploração negativos nos últimos 2 anos, e com recomendações dos analistas de compra ou manter. O processo de sobrevalorização da cotação e aumento dos volumes transacionados, foi acelerado pela pressão compradora incentivada no fórum Wall Street Bets, onde é possível saber a percentagem do total de ações que está em shortselling, bem como pelo fecho de posições de shorting num contexto de oferta reduzida e limitada. Certamente que quem fez subir a ação, não acredita nos seus fundamentais designadamente capacidade de geração de rendimentos, obtenção de lucros, pagamento de fortes dividendos e criação de empregos. Sendo certo, que após um bull market segue-se um bear market, em nosso entender estes factos, por si só, não são suficientes para falar em bolha financeira. É de assinalar que no mês de janeiro /2021 o índice europeu STOXX 600 e o índice americano S&P 500 apresentam uma evolução positiva bastante próxima. No decurso de janeiro /2021 o S&P 500 cresceu 1,5% e o NASDAQ evoluiu 1,8%.
0
0
10
carlostrodrigues
Feb 06, 2021
In Tecnologias de Informação
Com a massificação da internet, as redes sociais incitam os jovens à entrada no mercado e o seu arrastamento pela «onda» é feito muitas vezes sem compreensão das logicas empresariais e do novo campo de ação. No caso da GameStop, com a forte quebra das cotações do máximo de $483,00 em 28 de janeiro para valores inferiores a $90,00 em 2 de fevereiro muitos jovens investidores sofreram enormes perdas e que começam a ser tema dos meios de comunicação social. Para avaliarmos a dimensão das perdas é de referir que a capitalização bolsista atingiu um máximo de $33,7 biliões em 28 de janeiro e $6,3 biliões no fecho em 2 de fevereiro. Não foi David contra Golias. Nem foi épico. O inicio pode ter sido justo. Termina com muitos investidores individuais perdendo dinheiro para outros, sendo que a serie diária do volume movimentado não deixa margens para dúvidas sobre isso. No campo de batalha ficam muitos investidores individuais desprotegidos e sem armadura. O final é triste. E, a trajetória de queda continuará a seguir o seu caminho encontrando-se em 4 de fevereiro abaixo de $65, com indícios de intervenção das entidades regulatórias. Em termos gerais, o fenómeno de entrada de jovens investidores sem conceitos básicos de economia empresarial é frequentemente orientado exclusivamente para o day trade, influenciado for fatores emocionais e baixo custo das transações. Esta situação envolve riscos de comportamentos irracionais que devem ser evitados. É necessário eliminar a ideia de que o mercado de capitais é uma economia de casino. Em contrapartida, deve ser promovido o conceito de aplicação de poupanças com remunerações associadas ao nível de risco e desejavelmente sustentáveis, onde os conceitos de swing trade e position trade ganham cidadania. Este, é um espaço de vantagem da intermediação tradicional sobre o low cost.
0
0
2
carlostrodrigues
Feb 06, 2021
In Crash's Bolsistas
Na sua génese e desenvolvimento, estamos perante situações diferentes quer em dimensão quer na sua natureza. No final dos anos 90 ocorreu um dos dos maiores "bull markets" do mercado norte-americano tendo-se seguido a bolha das dotcom devido ao investimento nas novas empresas on line das tecnologias de informação e comunicação, fortemente divulgadas em blogues de investidores.Muitas delas não tinham um plano de negócios de longo prazo ou possibilidade de render o valor atribuído pelos empreendedores que julgaram ser o momento oportuno para se investir em empresas online, que ficaram sobrevalorizadas. Em menos de um mês, quase um trilião de dólares foi absorvido pela desvalorização, que atingiu 75%, sendo que hoje e com os valores corrigidos, o Nasdaq não atinge o índice recorde do estouro da bolha. No fim de 2000, um quinto das empresas que fizeram a oferta pública de ações em 1999 encerraram a sua atividade. Foram tempos de terror para várias empresas de tecnologia. Relativamente à situação ocorrida em 2020 com a GameStop e extensiva a outras companhias designadamente a AMC Entertainment e a Blacberry, o fenómeno envolve empresas existentes, sediadas no mercado da baixa capitalização e significativa influência do short selling. Em 2020 a sobrevalorização tem inicio num processo de repulsa dos investidores ao short selling e posteriormente alimentado por pressão compradora de Fundos para fecho de posições com perdas ou ganhos de capital. Em comum entre 1999 e 2021, encontramos comportamentos emocionais de investidores individuais sediados «em rede», ignorância dos fundamentais da economia empresarial e focus no day trade. Ontem em blogues. Hoje em comunidades sediadas em fóruns de redes sociais. No momento atual, é significativamente maior a capacidade comunicacional em tempo real, devido ao diferente estado da arte.
0
0
9

carlostrodrigues

More actions